quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Redemocratização e a Imprensa no Século XXI

– A Redemocratização e a Imprensa no Século XXI

A posse de José Sarney em 1985 pode ser considerada como inicio da democracia, porem, alguns consideram que a eleição de 1989 seja o primeiro marco da democratização da republica. Entre ambos os pontos importantes há a promulgação da Constituição de 1988, que consolidou o princípio da liberdade de imprensa, mas deixou indefinida uma série de outras questões que até hoje, decorridos 20 anos, não estão claras.
Em 1992, as denúncias de corrupção que durante meses vinham sendo veiculadas pela imprensa chegaram ao próprio presidente da República, Fernando Collor de Mello, o primeiro a ser eleito pelo voto direto. Numa tentativa de obter respaldo popular, ele pediu à população que saísse às ruas com as cores nacionais. O efeito foi o contrário e multidões manifestaram-se pacificamente em todo o País, predominantemente de preto, exigindo o seu afastamento. Em 1º de setembro, o pedido de impeachment foi entregue à Câmara dos Deputados e Collor foi afastado interinamente do cargo, submetido a julgamento por crime de responsabilidade pelo Senado Federal, que, em 29 de dezembro, decidiu por seu afastamento definitivo e imediato e perda dos direitos políticos por oito anos.
A concorrência pela preferência do cidadão na escolha de suas fontes de informação intensificou-se com o surgimento de novas mídias, como a TV por assinatura e a internet. Os jornais brasileiros souberam se adaptar a esse novo cenário, buscando maior eficiência técnica e gerencial. Assim, ao mesmo tempo em que se generalizaram as versões digitais, mesmo por iniciativa de jornais de pequeno porte (em muitos casos com edições online), as edições impressas seguiram inovando e novos títulos, principalmente voltados para a leitura rápida, surgiram nas principais cidades. Em consequência, o Brasil é um dos poucos países do mundo em que a circulação de jornais mantém-se em crescimento.

9 comentários:

  1. Através deste texto podemos ver como a mídia exerce uma grande força sobre a população.
    Com a veiculação da corrupção do governo do presidente Collor na mídia imprensa, toda a população se rebelou contra ele até conseguir o seu impeachmen.
    Com o surgimento de novas mídias, cada um tem a opção de escolher qual ele mais se identifica, seja ele mídia imprensa, mídia televisiva ou até mesmo as mídias de rádio.
    Hoje as possibilidades de se obter as notícias são as mais diversas, existem meios para todos os gostos, desde os mais tradicionais (jornais) até os mais modernos e rápidos (internet).

    Mayara Moleiro

    ResponderExcluir
  2. A democracia pode ser entendida como 'Governo em que o povo exerce a soberania' mas no Brasil essa definição é um 'pouco' destorcida. O Brasil é um dos poucos países em que existe o voto obrigatório, ou seja, você é obrigado a exercer sua cidadania, ao invés de exercitá-la. O que acontece, é que a falta de patriotismo brasileiro acaba fazendo com que elegemos palhaços para governar. A desculpa? 'Protesto contra a corrupção'. Então, desde a época do 'voto direto' até hoje, o Brasil ainda não pode ser entendido como um país democrático.

    Cristina Ortuño Servi

    ResponderExcluir
  3. Descutir sobre a democracia é um pouco de perda de tempo, sim é a Lei da maioria, mas qual seria a outra alternativa? Um comunismo não exterminaria todos os problemas da nação, muito menos deixar a obrigação do voto. Sim fazemos parte da politica brasileira, acho que a percepção de importancia que deveria ser alterada. Podíamos e podemos desde já, por meio da nossa forma de comunicar, ir abrindo mentes para a realidade, o mundo não é feito de Nike's e Globos é muito mais que isso. Quando houver conciência da nação aí sim a democracia irá valer.

    Nathalia Adriana P. dos Santos

    ResponderExcluir
  4. José Sarney teve sua posse considerada como Inicio da democracia. Mais para outros o grande marco da democratização foi na eleição de 1989.Creio que o marco maior disso tudo foi em 1988 quando foi consolidado o DIREITO DE LIBERDADE DA I MPRENSA. Com essa liberdade as notícias passaram a chegar de forma mais rápida ao cidadão e o mesmo pode escolher sua fonte de informação, tais como: TV por assinatura, internet entre outras.Com esse fato de novas mídias divulgando informações e notícias , os jornais passaram a inovar os impressos e seus títulos. Ressaltando que o Brasil mantém em total crescimento com os jornais impressos. As outras formas de mídia só acrescentaram aos jornais em uma forma mais rápida de acesso a informação.

    Rodolfo Reis

    ResponderExcluir
  5. Em 1984, durante uma entrevista coletiva na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o cartunista Henfil criou o slogan: "Diretas Já".
    Em 1992, a ABI, sob o comando de Barbosa Lima Sobrinho, colocou-se ao lado da União Nacional dos Estudantes na linha de frente do movimento pelo impeachment de Collor.

    Maria Carolina Domingos Campos

    ResponderExcluir
  6. Com a Constituição de 1988, houve o começou da liberdade de imprensa! Porém, como o texto nos mostra até hoje existem questões não respondidas.

    A tamanha influência que a mídia realiza com a população é de se surpreender. O que é colocado hoje como "bom" na mídia, poderá gerar a mesma manifestação naqueles que acompanham o que é colocado, caso contrário poderá destruir a imagem de uma pessoa.
    Mais uma vez a modernização tem atingido tdos os ramos, como o texto nos mostra os jornais conseguiram se adaptar ao novo cenário, e isso acontece a todo tempo, hoje quem não se adapta; seja um veículo de comunicação ou mesmo uma pessoa, não consegue se incluir em nada.

    Débora Gonçalves de Carvalho

    ResponderExcluir
  7. A Imprensa teve uma grande modificação na sua forma tradicional de fazer apos a constituiçao de 1988 onde fica regulamentado o direito do cidadao a imprensa livre

    ResponderExcluir
  8. Bárbara Stephanie Monteiro
    A imprensa não sofre mais aquela censura que existiu na ditadura, mas ainda sofre.Os veiculos de comunicação mais antigos sofre uma grande concorrencia com os atuais como por exemplos: webjornais,blogs entra outros;mas o Brasil tem se orgulha muito, pois em quanto muitos paises há uma queda da venda dos jornais impressos, porém aqui isso não aconteceu, que por sinal é muito bom.

    ResponderExcluir
  9. A midia tem um influência muuito grande , pois os brasileiros sao influênciados muito facil , entao tudo que a imprensa publica é capaz de formar a nossa opniao.

    ResponderExcluir